CAMPANHA DE JEJUM DOS ALTARES APOSTÓLICOS DE ABRAÃO
Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011
1o. Dia - O ALTAR DO TESTEMUNHO – QUE ME LEVA ALÉM DA PROMESSA
TEXTO BASE: Js 22:34 - “Os filhos de Rúben e os filhos de Gade chamaram o altar de Testemunho, porque disseram: É um testemunho entre nós de que o SENHOR é Deus.”
O Altar era uma demarcação, não apenas no mundo físico, porque denotava propriedade, mas também no mundo espiritual. O primeiro altar levantado pelo povo de Israel quando entrava em Canaã era o Altar de Testemunho, um altar que seria um memorial para todo o povo e também diante de Deus, daquilo que Deus fizera pelo seu povo: os livrara do cativeiro, os conduzira pelo deserto e agora, os colocava na terra que lhes fôra prometida. Note uma coisa – quando o povo de Israel entrou em Canaã, a primeira coisa que fizeram foi levantar um altar, o altar de Testemunhos. Hoje estamos começando essa campanha de Jejum, onde Deus tem um novo tempo para nossas vidas e vamos entender a importância de um altar.
I Sm 16.1-13 - “Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Disse, porém, Samuel: Como irei eu? pois Saul o ouvirá e me matará. Então disse o Senhor: Leva contigo uma bezerra, e dize: Vim para oferecer sacrifício ao Senhor: E convidarás a Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar. Fez, pois, Samuel o que dissera o Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade lhe saíram ao encontro, tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda? Respondeu ele: É de paz; vim oferecer sacrifício ao Senhor. Santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou para o sacrifício. E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. Depois chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o Senhor. Então Jessé fez passar a Samá; Samuel, porém, disse: Tampouco a este escolheu o Senhor. Assim fez passar Jessé a sete de seus filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não escolheu a nenhum destes. Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos sentaremos até que ele venha aqui. Jessé mandou buscá-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá.”
QUAL A IMPORTANCIA DO ALTAR
1) O altar determina um novo tempo em nossas vidas – O reinado de Davi começou com a unção e a unção veio por causa do sacrifício. Sacrifício só no altar;
2) O altar amarra o valente, aquele que quer impedir que a unção de Deus na sua vida -O altar foi a estratégia dada por Deus a Samuel, para que Saul não pudesse impedir a unção de Davi;
3) O altar manifesta a nossa aliança com Deus – A partir desse momento, do altar, da unção, o Espírito do Senhor nunca mais se apartou de Davi;
COMO O INIMIGO TENTA IMPEDIR A NOSSA PROMESSA, QUE VEM DO ALTAR:
1) Nos descaracterizando perante nossos concorrentes – Os irmãos de Davi;
2) Trazendo o descaso da parte dos nossos familiares – Jessé, seu pai
3) Confundindo o mercado com relação ao nosso trabalho – Samuel e Eliabe
ERGUENDO O ALTAR DO TESTEMUNHO – O ALTAR QUE ME LEVA ALÉM DA PROMESSA
1) FAÇA BEM O QUE TE VIER ÀS MÃOS – VENÇA CADA ETAPA
A notícia da chegada do profeta Samuel a Belém, espalhou-se rapidamente. Entretanto, Davi não abandonou seu posto, continuou desempenhando seu papel de pastor de ovelhas. Era necessário desempenhar bem o papel de pastor, para poder depois guerrear e posteriormente, reinar em Israel. Da mesma maneira, o povo de Israel à época de Josué, precisava vencer o deserto, crendo e confiando, depois atravessar o Jordão, para somente depois, construir o altar de testemunho e entrar em Canaã.
2) NÃO SE DEIXE INTIMIDAR PELA CONCORRENCIA – O TEU MILAGRE É SÓ TEU
Os irmãos de Davi, aos olhos humanos eram mais bem preparados que ele. No meio do povo de Israel, havia gente muito mais nova que Josué e Calebe. Entretanto, cada um deles, Davi, Josué e Calebe viveram o que Deus havia preparado para eles. Nosso altar nos habilita a vivermos o nosso milagre!
3) SAIBA QUE O SENHOR LUTA A TUA CAUSA
Por um momento, até o profeta Samuel se confunde com a escolha daquele que seria o futuro rei de Israel. Foi preciso que Deus interferisse e revela-se ao profeta que Ele, o Senhor, não enxerga como o homem enxerga. Da mesma maneira, Deus preservou a Hebrom, para que Calebe, quando entrasse em Canaã, pudesse viver a sua promessa.
E QUANDO EU ERGO O ALTAR DO TESTEMUNHO, EU:
1) VIVO A PLENITUDE DA MINHA CONSTITUIÇÃO. CHEGO ONDE EU TENHO QUE CHEGAR;
2) ENVERGONHO A SATANÁS E AOS MEUS CONCORRENTES;
3) HONRO A DEUS – TODOS QUE VEÊM O QUE É MEU RECONHECEM O PODER DO MEU DEUS;
4) OCUPO MEU ESPAÇO NO MERCADO;
5) VIVO O SUPRIMENTO SOBRENATURAL – DEUS DEU AS PEDRAS PARA A CONSTRUÇÃO DO ALTAR;
6) RECEBO A RENOVAÇÃO DAS FORÇAS. JÁ VENCI O DESERTO E PASSEI O JORDÃO A PÉS ENXUTOS. AGORA, VOU CONSTRUIR MEU ALTAR; E
7) DEIXO UM MEMORIAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS. MEU NOME E O NOME DO MEU DEUS NÃO PASSARÃO!
Oração: Eu sou fiel a Deus, tenho aliança com Ele e por isso tenho garantias de que viverei tudo o que Ele me prometeu. Esta certeza me faz testemunhar diante dos homens, o amor, o cuidado, e a presença Dele. Tudo já foi preparado por Ele, sei que para mim e para as gerações futuras haverá dias de alegria e regozijo que me farão ir além das suas promessas em nome de Jesus, amém!