CAMPANHA DE JEJUM DOS ALTARES APOSTÓLICOS DE ABRAÃO
Quinta-feira, 20 de outubro de 2011
4º dia O ALTAR DE ANA – QUE MOVE O MUNDO ESPIRITUAL
TEXTO BASE: 1Sm 1:10-18 “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. Então, lhe res pondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste."
A situação de Ana estava definida: ela era estéril. Depois de casada e ver o sonho de ser mãe frustrado, ainda amargou entregar seu marido a outra mulher que a “superava” por ter filhos; Elcana seu marido a amava, mas também não tinha o que fazer para resolver esta situação (1Sm 1:8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?). Momentos como de Ana mostram a impotência do homem pelos caminhos naturais, e nos impelem a experiências “QUE MOVEM O MUNDO ESPIRITUAL”. Houve, porém um dia na casa do Senhor que Ana teve com Deus uma experiência que reverteria toda a vergonha dela em honra e alegria, um dia que Deus havia preparado para Ana.
HABILITAMOS-NOS DESSE ALTAR APOSTÓLICO QUANDO, COMO ANA:
1. NÃO NOS IMPORTAMOS COM O QUE OS OUTROS PENSAM, nos posicionamos em espírito.
JO 4:23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espí rito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
Deus quer nos amadurecer, dar inteligência espiritual, acrescentar dons e tudo isso só é possível se como Ana existir uma verdade de oração, não era uma reza decorada ou uma oração superficial ela derramava sua alma e o no espírito Deus a conduziu naquela oração que desencadearia uma revolução em tudo que ela estava vivendo.Nem mesmo Eli o sacerdote discerniu a Ana, a religiosidade tem distanciado as pessoas de uma verdadeira vida de oração e jejum
2. FAZEMOS DAS NOSSAS INCERTEZAS MOMENTOS DE ADORAÇÃO E ENTREGAS. (fez um voto)
Jonas 2:9 “Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação!”
3. reconheceMOS a soberania de Deus
1SM 2: 5-8. “ Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor. O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.”
Vemos depois no cântico de Ana essa experiência profunda, porque embora todos saibam que Deus pode tudo há uma grande diferença de quem não apenas sabe, mas conhece essa soberania que transforma todos as coisas e usa todas as coisas, boas e ruins, situações simples do dia-a-dia as mais sobrenaturais.
O que Ana viveu depois de toda a luta que enfrentou foi muito além dos sonhos e assim também Deus vai fazer na tua vida, e o cântico de Ana estará na tua boca!
4. Cumprimos nossos votos, Não nos relacionamos com Deus apenas por interesse.
1Sm 1:24,25 e 28. “Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à Casa do SENHOR, a Siló. Era o menino ainda muito criança. Imolaram o novilho e trouxeram o menino a Eli. Pelo que também o trago como devolvido ao SENHOR, por t odos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR.”
NO ALTAR QUE MOVE O MUNDO ESPIRITUAL ANA COLOCOU:
1Sm 2:21 “Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho. Abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR. Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do SENHOR e dos homens.”
DO ALTAR QUE MOVE O MUNDO ESPIRITUAL VAMOS RECEBER COMO ANA: