CAMPANHA JEJUM DAS PROMESSAS - ISAQUE
Quinta-feira, 17 de novembro de 2011
4º Dia – COLOCAR NO ALTAR DA PROVISÃO A PROMESSA
Texto Base: Gn 22:1-19 “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. 3 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. 4 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. 5 Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. 6 Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. 7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. 9 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; 10 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. 11 Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! 12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. 13 Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 14 E pôs Abraão por nome àquele lugar - O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. 15 Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão 16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, 17 que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, 18 nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz. 19 Então, voltou Abraão aos seus servos, e, juntos, foram para Berseba, onde fixou residência.”
A – COMPREENDENDO ESPIRITUALMENTE A ATITUDE DE ABRAÃO
A experiência de Abraão de obedecer a Deus e oferecer seu filho como sacrifício sendo Isaque o resultado de uma caminhada de fé, da promessa de Deus que se cumpriu depois de muitas dificuldades, dá para nós exatamente o entendimento do que é confiar e conhecer a Deus.
É impressionante como Abraão passa para Isaque segurança quando questionado onde estava o animal para o sacrifício? O filho não duvida do amor do pai, estava confiante que Abraão sempre lhe faria bem e não mal, e assim também Abraão estava seguro em Deus.
Deus tinha mais para Abraão e só poderia entregar depois de prová-lo, a aprovação que veio sobre Abraão foi tão poderosa que Deus disse “Jurei por mim mesmo que vou te abençoar muito, e te multiplicarei como as estrelas do céu e areia da praia do mar” porque a atitude de Abraão não é comum para maioria das pessoas, mas hoje Deus nos separou como essa descendência espiritual de Abraão em cumprimento a essa promessa para “colocarmos no altar da provisão a promessa” e carregarmos essa poderosa habilitação
B – COMO DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO, TEMOS PELA FÉ:
1) DISPOSIÇÃO DE COLOCAR A PROMESSA ONDE TAMBÉM ELA NASCEU
Rm 11:35-36 “35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? 36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”
Racionalmente é fácil pensar em muitas dificuldades que Abraão venceu para ter essa atitude, mas superior às dificuldades racionais, estavam as verdades espirituais, Isaque nem deveria ter nascido! Abraão tinha muito claro em seu relacionamento com Deus princípios de obediência, fidelidade e gratidão
2) A MARCA DO ALTAR DA PROVISÃO
Ef 1:3“ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,”
Até hoje se diz ...”no monte do Senhor se proverá” porque a experiência de confiar em Deus e enfrentar situações impossíveis, não pelo desespero e se entregando a derrota, mas crendo em Deus nos faz ter caminho onde não havia caminho, porque Jesus é o caminho.
3) MANTENHO VIVA A PROMESSA PELA FÉ
Hb 11:17-18 “17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 18 a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência;”
Para Abraão a promessa não estava sendo comprometida, pela fé ela sempre esteve viva, colocar no altar não é abrir mão, ser subtraído, Deus não me pede para me deixar sem, mas para multiplicar.
4) CARREGO O PODER DA RESSURREIÇÃO
Hb 11:19 “porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.”
Isaque nasceu pela promessa e espiritualmente ressuscitou no altar, simbolizando esse poder de ressurreição que Jesus deu à igreja.
C – A PROMESSA NO ALTAR TRAZ A INTERFERÊNCIA DO ANJO PARA:
Oração: Minha vida é constituída de altares ao Senhor. Sou aquele que consagra em todo o tempo ao Deus altíssimo, não permitirei que nada me impeça de entregar ao Senhor tudo o que Ele me pedir. Eis-me aqui Senhor, estou pronto para colocar diante de Ti o meu Isaque, sabendo que esta atitude agrada o teu coração, e me habilita a viver as tuas grandes e poderosas promessas em nome de Jesus, amém!