CAMPANHA AS MARCAS DA CIRCUNCISÃO ESPIRITUAL
Domingo, 07 de Agosto de 2011
4º Dia – VIVER AS BÊNÇÃOS DA CIRCUNCISÃO EM ESPÍRITO
TEXTO BASE : Gn 17.1-4; 9-14 “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. 2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. 3 Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: 4 Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. 9 Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. 10 Estas é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. 11 Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. 12 O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. 13 Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua. 14 O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança.”
Deus estabelece uma relação com Abraão através de uma experiência espiritual. Experiência que levou Abraão conhecer a Deus verdadeiramente como Ele é. A nossa experiência precisa ser espiritual que nos leve ao conhecimento de Deus. Abraão desenvolve essa relação levantando altares ao Senhor.
Depois que Abraão gerou um filho na sua carne chamado Ismael, Deus marca Abraão em seu órgão reprodutor com a marca da sua aliança, a circuncisão. Todos os homens receberiam essa marca para que eles soubessem que a vida que saísse dali teria a aliança de Deus. A circuncisão era a marca de Deus para que gerassem através da aliança, do sacrifício de sangue.
At 7:8 ”E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas.”
Se Deus não houvesse tocado em Abraão, ele iria apenas experimentar uma caminhada de sucesso e não teria uma caminhada dentro do Plano de Deus. E o Plano de Deus, ele passa por instâncias bem superiores daquilo que pensamos ou imaginamos. O que os olhos não viram os ouvidos não ouviram e nem subiu ao coração do homem. A partir da circuncisão, Abraão se torna um homem maduro, cheio do Espírito Santo.
Em Cristo somos circuncidados espiritualmente, para não viver mais uma vida na carne, mas uma vida no espírito
Hoje no encerramento dessa campanha vamos receber como Abraão as bênçãos da Circuncisão!
Cinco bênçãos da circuncisão:
1º) NOS REVESTIMOS DA IMAGEM DAQUELE QUE NOS CRIOU
(fazendo cair todo o preconceito dos que amo e são diferentes)
Cl 3:10-11 “e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos”
Rm 4:11-12 “E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.”
2º) ANDAMOS SEGUNDO A PLENA VONTADE E LOUVOR DO SENHOR
(Herdamos a prosperidade dos judeus)
Rm.2:28-29 “Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.”
3º) Até daquilo que foi erro da carne Deus vai transformar em fruto bendito
Gn 17.20 ”Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação.”
Abraão ainda na condição de Abrão, ele toma Agar, juntamente com Sarai vendo que não teriam filhos, eles procuram um caminho alternativo. Abraão ainda na carne, ele consente este plano e se entrega a ele, porque não tinha conhecido as maravilhas de viver no espírito.
Deus fala para Abraão: O teu filho Ismael, Eu não vou te acusar; o teu filho Ismael, Eu vou abençoá-lo, vou torná-lo uma grande nação e vou gerar dele doze príncipes! Porque o circuncidado, até dos erros do passado, Deus vai trazer a existência coisas grandes!
4º) recebemos valores espirituais infinitamente maiores que os nossos talentos pessoais
Fp 3:3-5 e 8 “3 Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. 4 Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, 8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.”
Pode falar o que quiser, pode falar o que for, pode a carne espernear, pode o inferno se levantar, mas o circuncidado vai ser próspero. Deus vai te prosperar porque Ele disse: “Eu te prosperarei, te abençoarei, vou dar a você e aos seus descendentes toda essa terra de Canaã em possessão perpétua e serei seu Deus”.
5º) somos aperfeiçoados pelo poder daquele que está acima de tudo e de todos
cl 2:10-11 “Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,”
Chamamento:
Gl 3:13-14 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.”