CAMPANHA AS MARCAS DA CIRCUNCISÃO ESPIRITUAL
Domingo, 17 de Julho de 2011
1º Dia – VENCER AS MARCAS DA CARNE
Texto Base: Gn 17:10-22 “Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua descendência: todo macho entre vós será circuncidado. 11 Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. 12 O que tem oito dias será circuncidado entre vós, todo macho nas vossas gerações, tanto o escravo nascido em casa como o comprado a qualquer estrangeiro, que não for da tua estirpe. 13 Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; a minha aliança estará na vossa carne e será aliança perpétua. 14 O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança. 15 Disse também Deus a Abraão: A Sarai, tua mulher, já não lhe chamarás Sarai, porém Sara. 16 Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela. 17 Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? 18 Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti. 19 Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência. 20 Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação. 21 A minha aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque, o qual Sara te dará à luz, neste mesmo tempo, daqui a um ano. 22 E, finda esta fala com Abraão, Deus se retirou dele, elevando-se.”
Hoje iniciamos mais uma campanha onde vamos conhecer as marcas apostólicas de Abraão. Deus havia separado Abrão para fazer parte de um plano maior, de coisas superiores, porque é assim que Deus nos chama. O Senhor Jesus falou: Venha da maneira que você estiver!
O Deus Todo Poderoso mostrou-se a Abrão e disse: Sai da tua casa, sai da tua terra e sai da tua parentela. Deus estava planejando coisas superiores e o nome dele era Abrão, um homem desconhecido em meio a Mesopotâmia.
Nós fomos gerados para vivermos promessas de uma herança superior (Hb 12:24), porém aí esta a dificuldade. Porque quando Deus começa uma obra em nossas vidas, Satanás levanta: Principados, potestades e dominadores.
Fl 1.6 “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”
Ef 6:12 “pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.”
Quem aqui já sentiu em um determinado momento uma resistência na sua caminhada espiritual que parece que Deus não está mais falando com você?... Parece que as coisas estão perdendo o sentido? E você começa a enfraquecer espiritualmente! Já aconteceu isso com você?
Já? Porque nós não conseguimos entender o mundo espiritual. Satanás sabe que, Deus vai prover coisas grandes para a sua vida, por isso o inimigo procura fazer com que nós vivamos sempre na condição carnal.
A carne pode matar pessoas que tem grande potencial, a carne pode matar ministérios, chamados, casamentos, a carne pode matar muitas coisas. O apóstolo Paulo fala que a carne e o espírito são opostos entre si e que há uma guerra carnal (Gl 5:17). Esta guerra carnal leva o homem a caminhar no nível da carne tornando-o um menino na fé.
I Co 13.11 “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”
Há pessoas que infelizmente tem caminhado na dimensão da carne impedindo assim o plano de Deus. É necessário entendermos a grandiosidade da obra de Deus em nós para que a nossa vida não fique estacionada. Por isso precisamos vencer as marcas da carne. Hoje vamos entrar na dimensão do Espírito quebrando todos os limites que a carne quer impor sobre as nossas vidas. Vamos deixar de ser meninos na fé, para sermos maduros e cheios do poder e da unção do Espírito Santo de Deus.
VENCEMOS AS MARCAS DA CARNE QUANDO:
1O LUGAR) VENCEMOS A INSEGURANÇA HUMANA;
Gn 12.11-13 “Quando se aproximava do Egito, quase ao entrar, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher de formosa aparência; 12 os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. 13 Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida.”
Vemos aqui Abraão, quando era Abrão, na carne mente a Faraó quando chega ao Egito dizendo que Sarai era sua irmã. Ele mentiu, porque estava na carne. Mentiu porque a palavra fala em Jo 8:44 que o diabo é o pai da mentira. Abraão se entregou a um sentimento de insegurança porque não conhecia a grandiosidade do Poder de Deus. Deus visita Faraó, e coloca um tormento nele e então ele devolve Sarai a Abraão. A carne quer nos levar a ter atitudes assim, contrárias ao plano de Deus, porém o Senhor tem uma obra em nossas vidas e hoje vamos vencer a insegurança da carne e caminhar dentro do plano de Deus sem alianças com a carne.
Diga: “Eu quebro toda insegurança que possa haver em minha vida em Nome de Jesus!”
2 O LUGAR) VENCEMOS O INSTINTO DO NOSSO “EU”;
Gn 20.2-3,12 “2 Disse Abraão de Sara, sua mulher: Ela é minha irmã; assim, pois, Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la. 3 Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e lhe disse: Vais ser punido de morte por causa da mulher que tomaste, porque ela tem marido. 12 Por outro lado, ela, de fato, é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe; e veio a ser minha mulher.”
Depois da experiência anterior, novamente Abraão mente diante de Abimeleque dizendo que Sara era sua irmã. Porque a carne não é humilde, a carne é arrogante, é soberba. Abrão se justifica dizendo uma meia verdade porque Sarai era sua prima, prima-irmã, era irmã porque era filha do seu pai com outra mulher, era meia-irmã. Mas era sua esposa. Abrão na carne remonta a mentira, não vence o instinto da carne em querer insistir no erro, no pecado, e por causa da mentira dele toda casa de Abimeleque fica estéril. (Gn 20:17-18)
Diga: “Eu quebro hoje toda arrogância da carne, toda soberba, toda falta de humildade e declaro que serei dirigido somente pelo Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus!”
3 O LUGAR) VENCEMOS A INCREDULIDADE.
Gn 17.17-18 “Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos? 18 Disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de ti. Deus lhe respondeu: De fato, Sara, tua mulher, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque; estabelecerei com ele a minha aliança, aliança perpétua para a sua descendência.”
Abrão na carne deixa a incredulidade interferir diante da promessa de Deus e procura um caminho alternativo, o famoso “jeitinho” (Gn 16:1-2) e depois mesmo Deus falando claramente sobre Isaque ele ri e duvida - julgando a promessa. Abraão não tinha ainda conhecido as maravilhas de viver no espírito. Quando andamos no Espírito quebramos a incredulidade que quer abortar o plano de Deus trazendo soluções humanas.
Diga: “Eu rejeito toda incredulidade na minha vida. Declaro que creio e vou viver a promessa”
QUANDO VENCEMOS A MARCAS DA CARNE:
ü TEMOS UMA CAMINHADA DENTRO DO PLANO DE DEUS (I Co 2:9);
ü SOMOS MARCADOS PELA UNÇÃO DE DEUS QUE DESFAZ AS MARCAS DA CARNE;
ü O VELHO HOMEM MORRE (Gl 6:17);
ü SOMOS CIRCUNCIDADOS ESPIRITUALMENTE (Ef 2:11-12);
ü TENHO A HISTÓRIA DA MINHA VIDA TRANSFORMADA PARA AS GERAÇÕES.