CAMPANHA AS MARCAS DA CIRCUNCISÃO ESPIRITUAL
Domingo, 31 de Julho de 2011
3º Dia – TER O NOME MUDADO POR DEUS
Texto Base: Gn 17:1-5 “1 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito. 2 Farei uma aliança entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. 3 Prostrou-se Abrão, rosto em terra, e Deus lhe falou: 4 Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. 5 Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.”
Apc 2.17 “7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.”
Todos nós precisamos da experiência de Abraão, que teve seu nome mudado por Deus, porque vemos que muitas vezes pessoas zelam pelo seu nome carnal, sua reputação humana, mas despreza sua vida espiritual
O diabo quer nos identificar com os nomes do passado, e vemos que culturalmente e até mesmo por indução de demônios, pessoas recebem nome de entidades, ídolos, dos chamados “santos” das religiões, mas quando alguém se converte a Cristo essa pessoa recebe um novo nome, o qual ninguém conhece exceto quem recebe, ou seja, o diabo perde a habilitação sobre essa vida e a pessoa que recebeu essa transformação entende o que lhe aconteceu.
Somente os vencedores recebem esse novo nome, e por isso, hoje você vai se posicionar como Abraão para derrotar todas as adversidades, as fraquezas da tua alma e os impedimentos, porque aqueles que são de Cristo têm a marca da vitória! Rm 8.37 “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”
TRÊS PASSOS PARA TER O NOME MUDADO POR DEUS:
Gn 17:1-5 “1Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”
1O) SE ABRIR PARA A REVELAÇÃO DO SENHOR;
At 9.3-5 “3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;”
À exemplo de Abraão vemos que Saulo recebeu a revelação sobre quem era Jesus, e na seqüência caem as escamas dos seus olhos e ele tem seu nome mudado de Saulo o perseguidor, para Paulo o grande apostolo dos gentios. Toda mudança começa quando recebemos a revelação do poder de Deus, quando a luz do evangelho brilha sobre nós e passamos a enxergar nossos erros e enxergar a Deus em nossos caminhos.
2 O) MANTER-SE NA PRESENÇA DE DEUS;
Sl 24.3-6 “3 Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 4 O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. 5 Este obterá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. 6 Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó.
O significado de andar na presença é de comunhão com o Senhor, e só existe um caminho para isso: santidade, porque somente aqueles que são santos podem estar diante da presença de Deus. Veja o exemplo de Isaias que teve os lábios tocados, Josué que na entrada de Jericó viu a Jesus e teve que tirar as sandálias dos pés, etc. Muitos dizem que tem comunhão com Deus, mas suas atitudes demonstram que tem comunhão com as trevas, tentando servir a 2 senhores, agradar a Deus e também sua carne, mas nós precisamos aprender a andar na presença de Deus, sermos iluminados pela sua glória e chamados amigos de Deus, como Abraão.
3 O) SER “ÍNTEGRO” NOS SEUS CAMINHOS;
Tg 1.2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”
Abraão para ter o nome mudado precisava ser perfeito, íntegro. É importante compreendermos que a perfeição esperada por Deus não significa em absoluto ser infalível, pois isso seria impossível para nós, porque aquele que diz que não peca já está pecando. Na verdade a integridade tem haver com maturidade, retidão, obediência, em entender que em toda provação Deus nos forja para nos fazer melhores a cada dia, e pouco a pouco ir tirando as deficiências de sua vida, para que possamos atingir a estatura de Jesus Cristo, é prosseguir sempre para o alvo.
TER O NOME MUDADO POR DEUS SIGNIFICA:
ü TER LIVRE ACESSO AO QUE JESUS CONQUISTOU NA CRUZ (intimidade e comunhão);
Hb 10.19-20 “19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”
ü NÃO SER MAIS IDENTIFICADO COM AS MARCAS DO VELHO HOMEM;
2 Co 5.17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
ü TER UMA NOVA IDENTIDADE ESPIRITUAL;
Gn 17.6-7 “6 Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. 7 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência”
ü TER DIREITO A HERANÇA, AGORA COMO FILHO HERDEIRO;
Rm 8.15-17 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”
CONCLUSÃO E CHAMAMENTO:
Isaias 49.14-16 “Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim. “